São Paulo, 19 de junho de 2020 – O H145 de cinco pás da Airbus Helicopters foi certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), abrindo caminho para entregas aos clientes até o final de setembro de 2020. A certificação abrange toda a gama de recursos, incluindo voo single pilot, regras de voo por instrumentos (IFR) e operações com um único motor (Cat.A / VTOL), além da capacidade de óculos de visão noturna.
“Nosso novo H145 de cinco pás é um excelente exemplo da nossa busca por melhorias contínuas e inovações que atendam às exigências de nossos clientes", disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. "Esse helicóptero combina recursos de valor agregado com a robustez e a confiabilidade de um best-seller testado e comprovado, tornando-o muito competitivo no mercado de biturbinas leves”.
A nova versão do helicóptero bimotor leve H145, o mais vendido da Airbus, foi apresentada na Heli-Expo 2019 em Atlanta, Geórgia, com clientes anunciados para quase todos os segmentos de mercado. Antes da bem-sucedida campanha de teste de alta altitude na América do Sul, na qual a aeronave pousou no Aconcágua, a montanha mais alta do hemisfério sul, o novo H145 realizou várias campanhas de teste, incluindo na Espanha, em altitudes médias, e na Finlândia, em clima frio.
Essa última atualização da família H145 adiciona um novo rotor de cinco pás ao multimissão H145, aumentando a carga útil do helicóptero em 150 kg. A simplicidade do novo projeto do rotor principal sem rolamentos também simplificará os procedimentos de manutenção e aumentará a confiabilidade do H145, além de melhorar o conforto para passageiros e tripulação. A certificação pela Administração Federal de Aviação (FAA) seguirá no final deste ano e a certificação para a versão militar do H145 de cinco pás será concedida em 2021.
Equipado com dois motores Safran Arriel 2E, o H145 conta com controle digital do motor com autoridade total (FADEC) e o sistema de aviônicos digitais Helionix. Inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto. Sua emissão de ruído particularmente baixa faz do H145 o helicóptero mais silencioso de sua classe.